terça-feira, 30 de outubro de 2012

Elisa Bianco no MUSEU AFRO BRASIL






      Na última sexta-feira, eu fui até o parque ibirapuera e me deparei com uma exposição muito interessante no museu afrobrasil. Já palco de muitas outras exposições etnológicas desta vez fazia homenagem à santa Maria Aparecida, a santa negra padroeira do Brasil.
     
      O andar de baixo do museu estava repleto de esculturas, intervenções artísticas e até pinturas, todas fazendo alguma referência a Santa. Vários artistas brasileiros fizeram sua interpretação sobre a figura que representa o maior ícone do Brasil.

Thiago Gualberto 2,5 m X 20 cm
 
       Vidro, água, fotgrafias, metal e madeira. Só desses materiais que foi feita essa escultura. Thiago Gualberto colocou várias fotos de mulheres com o nome de Maria Aparecida dentro de lâmpadas. Fez isso na intenção de mostrar que a foto vai gastando no papel assim como a luz da lâmpada. A mémoria da Santa vai se apagando.

Santa Luis Vuitton por Fernando Ribeiro  1,70m X 70cm

      Já Fernando Ribeiro vestiu a Santa Aparecida com um manto da marca Luis Vuitton. Além disso pintou suas unhas de vermelho, batom vermelho e uma coroa. Sem contar nas malas e bolsas que também mostram o logo da marca. A intervenção artística sem dúvidas choca muito.



Antônio Miranda 1m X 20cm

      A próxima intervenção foi feita por Antônio Miranda e mostra uma Barbie vestida com um manto sagrado em cima de uma bola de futebol. Embaixo, o  rei do futebol Pelé, chutando a bola para alcançar a "santa" com uma chuteira de ouro. A Barbie está usando scarpin e batom também.

      Gostei muito da exposição pois os artistas usam de muita criatividade e originalidade para fazer analogia a Santa Maria Aparecida.

A ENTRADA É GRATUITA
ABRE DE TERÇA A DOMINGO DAS 10 AS 17H
     

Um comentário:

  1. Olá,

    Obrigado pelos comentários a respeito do meu trabalho "Marias Aparecidas".

    Um abraço

    Tiago Gualberto

    ResponderExcluir